OMATAPALO ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO É A PRIMEIRA CONSTRUTORA ANGOLANA A INTEGRAR O PACTO GLOBAL DAS NAÇÕES UNIDAS

Partilhar

A OMATAPALO ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO passou e integrar o Pacto Global das Nações Unidas, tornando-se na primeira construtora angolana a aderir a esta iniciativa que pretende promover junto das empresas a adopção voluntária de políticas de responsabilidade social, corporativa e de sustentabilidade, com vista ao desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável.

O Pacto foi anunciado em 1999 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, no Fórum Mundial de Davos, e lançado oficialmente no ano 2000, juntando hoje mais de 24500 empresas dos mais diversos sectores, de 167 países, a par de centenas de ONG´s, sindicatos, entidades oficiais e agências da ONU.

O Pacto Global, que em Angola tem apenas 23 empresas integrantes, incluindo a OMATAPALO ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, tem como ambição acelerar e reforçar o impacto global dos negócios sobre as sociedades, levando as empresas a adoptar 10 princípios relacionados com direitos humanos, trabalho, ambiente e combate à corrupção.

As empresas devem ainda trabalhar no sentido do cumprimento dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, numa lógica de colaboração e inovação, em áreas como a redução da pobreza, igualdade de género, mudanças climáticas e de trabalho digno.

Ao aderirem ao Pacto, as empresas comprometem-se a comunicar anualmente os progressos na implementação dos 10 princípios nas suas estruturas de negócios, cultura e operações diárias.

“A integração da OMATAPALO no Pacto Global das Nações Unidas, a maior iniciativa de responsabilidade social corporativa do mundo, é para nós um motivo de grande orgulho, que, por outro lado, vem reforçar a nossa responsabilidade em contribuir para que os negócios tenham impacto positivo junto das pessoas, das comunidades e sociedades, a par do ambiente, temas que estão, afinal, no nosso ADN desde o primeiro dia”, refere Pedro Vieira Santos, PCA da OMATAPALO.

Numa nota em que dá as boas-vindas à entrada da OMATAPALO nesta rede de empresas que aposta numa globalização humanizada e ambientalmente responsável, Eliana Pereira dos Santos, Country Manager do Pacto Global em Angola, refere a importância de haver “vozes corajosas e unidas para defender os 10 Princípios e os ODS para combater as injustiças sofridas por tantas pessoas. Sejamos a mudança que desejamos ver no mundo e vamos transformar os objectivos globais em negócios locais”.

26 Fevereiro 2024