HOSPITAL DE CALUQUEMBE COM NOVO BLOCO OPERATÓRIO, SALA DE RAIO-X E LABORATÓRIO

Partilhar

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, inaugurou hoje o Bloco Operatório e a unidade de Raio-X que foram reabilitados no Hospital Evangélico de Caluquembe, a Norte da Huíla, no âmbito de um conjunto de trabalhos de reabilitação da infra-estrutura que passou ainda pela construção de um novo Laboratório na unidade de saúde.

O Projecto de Reabilitação de Infra-Estruturas do Hospital de Caluquembe, que teve início em finais de Abril de 2022 e foi executado pela OMATAPALO Engenharia e Construção, incluiu ainda a colocação de uma nova vedação em torno do hospital, a par de arranjos exteriores.

A reabilitação do Bloco Operatório passou pela demolição parcial do interior do edifício, para execução de nova arquitectura com as divisões e fluxos devidamente definidos para um melhor atendimento aos utentes e funcionamento do edifício.

A nova aquitectura do Bloco inclui como divisões, para além da sala do próprio Bloco Operatório, uma sala de Raio-X, sala de triagem/consultório médico, sala de pré-trauma, sala de gessos, sala de pequenas cirurgias, gabinete de anestesista, sala de instrumentação/armazém, sala transfer. Recobro, três zonas técnicas, sala de esterilização, sala de laboratório composto, entre outras, nomeadamente instalações sanitárias e balneários.

A empreitada, que contou com a mão-de-obra de mais de 100 trabalhadores, incluiu ainda o fornecimento e instalação de geradores, a reabilitação do sistema de bombeamento de água, assim como a instalação de um sistema para o seu tratamento, e o fornecimento de equipamentos e mobiliário hospitalar.

O Hospital Evangélico de Caluquembe, localizado estrategicamente entre as cidades de Lubango, Benguela e Huambo, constitui a primeira instituição clínica da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA), concluída em 1947 e alvo de uma primeira ampliação em 1972.

A sua localização privilegiada concede-lhe um valor único no que diz respeito ao atendimento de sinistrados nas duas estradas nacionais que ligam as províncias da Huíla, Benguela e Huambo, assim como no atendimento das populações distanciadas dos centros urbanos.

“A qualidade dos serviços de saúde prestados às populações passa também pelas condições infra-estruturais e logísticas das unidades de saúde, a par do seu equipamento. A OMATAPALO, com a sua vasta experiência nesta área, orgulha-se de ter contribuído para a melhoria de mais um hospital que vem oferecer melhores cuidados médico e médico-cirúrgicos a milhares de utentes da Huíla, de Benguela e do Huambo”, refere Edmar Manuel, porta-voz da OMATAPALO.

A OMATAPALO, que está a celebrar o 20.º aniversário, tem desenvolvido várias obras relevantes na área da saúde na Huíla, tais como o Hospital Central do Lubango, incluindo o seu Centro de Hemodiálise, assim como a reabilitação, ampliação e apetrechamento da Maternidade Irene Neto, também na capital da mesma província.

Na inauguração desta obra, estiveram igualmente presentes o Governador da província da Huíla, Nuno Mahapi Dala, o presidente da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA), Reverendo Diniz Eurico, que fez algumas intervenções no acto inaugural, representantes da fiscalizadora DAR Angola, assim como outros membros do governo e autoridades tradicionais.

18 Janeiro 2024