PROVÍNCIA DO HUAMBO GANHA CENTRO CULTURAL E CENTRO DE FORMAÇÃO PARA JORNALISTAS

Partilhar

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, procedeu hoje à inauguração do Centro Cultural e do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) na província do Huambo. Os eventos solenes contaram também com a presença de autoridades ministeriais e provinciais.

O centro denominado “Manuel Rui”, em homenagem ao renomado escritor angolano, destaca-se como um espaço dedicado à promoção e preservação da cultura, arte e conhecimento. Este novo marco visa enriquecer a vida cultural da região ao proporcionar um local condigno para os cidadãos verem as suas manifestações culturais melhor apresentadas e representadas.

O Centro Cultural, executado numa área de 14 000 m2, entre o Jardim da Cultura e o pavilhão Multiusos, destaca-se pela capacidade de albergar cerca de 2000 pessoas, onde se incluem três auditórios com 750 lugares. Além disso, conta com duas salas destinadas a conferências, um local destinado à exposição de trabalhos nas áreas de arte, literatura e música, bem como duas salas destinadas a aulas de dança e de teatro.

Simultaneamente, o CEFOJOR, Centro de Formação de Jornalistas, construído numa área de 78 000 m2, conta com 16 salas com capacidade para 40 alunos cada uma. Inclui também estúdios, anfiteatro, biblioteca, internato, um auditório com capacidade para 300 pessoas, restaurante e esplanada, quadras de jogos, parque de estacionamento e casa de passagem. Este centro representa um avanço significativo na formação jornalística na província.

Com instalações modernas e recursos especializados, o CEFOJOR procura fomentar a excelência no jornalismo, proporcionando formação de alta qualidade a profissionais e estudantes de toda a região do planalto central.

O porta-voz do Grupo OMATAPALO, empresa responsável pela construção e apetrechamento destes dois novos espaços, expressou com satisfação a convicção de que as duas infraestruturas recém construídas representam uma contribuição significativa para a região. Edmar Manuel destacou a expectativa de que esses espaços atendam à demanda local por instalações de qualidade, ao mesmo tempo que desempenham um papel crucial na formação de profissionais nas áreas de comunicação em todo o país.

A OMATAPALO, que está a celebrar o 20.º aniversário, tem desenvolvido várias obras relevantes na província do Huambo, com destaque para o Hospital Municipal da Ecunha, que foi recentemente inaugurado, o Hospital Materno Infantil do Bailundo, a Estrada e a Ponte Sassonde, a intervenção na Ribeira da Granja e as infraestruturas da cidade do Huambo.

12 Janeiro 2024