DIA INTERNACIONAL DA ENERGIA LIMPA

Partilhar

Omatapalo rumo a um futuro sustentável

O Dia Internacional da Energia Limpa, celebrado em todo o mundo a 26 de Janeiro, é uma ocasião significativa para refletir sobre os avanços e desafios no caminho para um futuro mais sustentável e energicamente eficiente.

A energia limpa desempenha um papel fundamental no ecossistema ambiental e energético, com a redução das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), contribuindo para a mitigação das alterações climáticas, segurança energética, desenvolvimento sustentável e criação de empregos, etc.

As fontes renováveis, como solar, eólica, hidroeléctrica e biomassa, oferecem alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis, que são os principais impulsionadores do aquecimento global. Além disso, a transição para a energia limpa promove a diversificação da matriz energética, reduzindo a dependência energética dos combustíveis fósseis e mitigando os impactos ambientais.

 Desafios e Soluções

A transição para a energia limpa enfrenta desafios como falta de infraestruturas adequadas, enquadramento jurídico, incentivos fiscais, barreiras financeiras, etc. Neste Dia Internacional da Energia Limpa vale sublinhar a necessidade de cooperação global e local na superação desses desafios. Investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento de projectos de energia limpa, a conscientização da população são peças essenciais para alcançar uma transformação efectiva em direcção a um futuro mais sustentável.

 Com a celebração do Dia Internacional da Energia Limpa, é importante lembrar que a transição para fontes de energia sustentáveis não é apenas uma escolha, mas uma necessidade imperativa para garantir a sobrevivência do nosso planeta.

Hermes Calongo

 

26 Janeiro 2024