DIA MUNDIAL DA ENGENHARIA - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Partilhar

Engenharia é a aplicação do conhecimento científico, económico, social e prático, com o intuito de planear, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos. O profissional de engenharia aplica os conhecimentos matemáticos e técnicos para a criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que realizam uma função ou objectivo específico.

O Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, foi proclamado pela UNESCO na sua quadragésima Conferência Geral em 2019, é celebrado em todo mundo a 4 de Março de cada ano desde 2020.
O dia oferece uma oportunidade para destacar os Engenheiros e as conquistas da engenharia no mundo moderno e melhorar o entendimento público em como a engenharia e a tecnologia são importantes para a vida moderna e para o desenvolvimento sustentável.

A engenharia para o desenvolvimento sustentável pode ser aplicada em vários seguimentos da vida como:
1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades;
4. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade bem como promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas;
5. Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e meninas;
6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;
7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
8. Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho digno para todos;
9. Construir infra-estruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;
14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
16. Promover sociedades pacificas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Engenharia Civil e o Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável actualmente é um assunto discutido com importante relevância, devido ao consumo elevado de recursos naturais e consequentemente, à produção crescente de resíduos gerados por este processo. Iremos aqui demonstrar como a construção civil pode e deve amenizar os impactos ambientais. Neste contexto, a indústria da construção civil, destaca-se por ser uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento sócio-económico, em contrapartida, é uma grande consumidora de energia e grande produtora de resíduos.

Diante deste quadro é preciso reconhecer os problemas causados pelo meio social, para então tentar solucioná-los. Assim surge as chamadas construções sustentáveis e os empreendimentos verdes, que têm como objectivo reduzir, ao máximo, o número de resíduos, a agressão ao meio ambiente e o uso de energia, formando assim, um novo conceito em construção.

Para que uma obra se torne realmente sustentável, os materiais de construção utilizados em edifícios e infra-estruturas devem ser cuidadosamente seleccionados, levando em consideração a sustentabilidade e a eficiência energética. O uso de materiais reciclados e de fontes renováveis, como a madeira certificada, pode reduzir a emissão de gases de efeito estufa e o consumo de recursos naturais não renováveis.
A escolha do local para a construção de edifícios e infra-estruturas deve levar em conta a preservação de ecossistemas sensíveis, como áreas protegidas, habitats naturais e corredores ecológicos. Os engenheiros civis podem trabalhar em projectos que minimizem a perda de biodiversidade e preservem a integridade dos ecossistemas.

A adaptação às mudanças climáticas é outra área onde a engenharia civil pode fazer a diferença. Os engenheiros civis podem projectar infra-estruturas que resistam aos eventos climáticos extremos, como inundações, deslizamentos de terra e tempestades. Isso pode ser feito por meio do uso de materiais resistentes, da adopção de técnicas construtivas adequadas e da implementação de sistemas de drenagem eficientes.

A engenharia civil também pode contribuir para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa por meio da implantação de sistemas de energia renovável, como a energia solar, eólica e hidroeléctrica. Os engenheiros civis podem projectar e construir parques solares e redes de distribuição de energia limpa, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a transição para uma economia de baixo carbono.

Em resumo, temos de continuar a apostar na construção sustentável e na implementação de projectos de energia renovável para garantir a sustentabilidade do nosso planeta e das próximas gerações.

Loth Sabino
Engenheiro Civil

4 Março 2024