DIA MUNDIAL DA ENGENHARIA - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Partilhar

O dia 4 de Março é o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, cujo objectivo é aumentar a consciencialização sobre o papel da engenharia na vida moderna. Instituído pela Unesco, foi definido por corresponder à data de criação da Federação Mundial das Organizações de Engenharia.

A Engenharia sustentável representa a capacidade de integrar acções ambientais, sociais e económicas, desde a eficiência no canteiro de obras até o aproveitamento dos espaços para um bem comum.

É importante ressaltar que a mesma não se limita apenas às tecnologias, infra-estruturas e obras, mas também engloba novas formas de pensar e agir. Promove a harmonia entre o tradicional e o moderno, com avanços significativos para os múltiplos sectores da economia local e global.

A Ordem dos Engenheiros de Angola tem registados mais de 7 mil engenheiros em todas os segmentos, sendo que a maior actuação está em Civil, Minas e Petróleos, Agronomia, Mecânica, Química e Eletrotecnia.

 

Sustentabilidade no Centro das Práticas de Engenharia: Compromisso do Grupo Omatapalo

Nos projectos que desenvolvemos, são considerados e respeitados todos os ciclos de vida, tendo em conta os aspectos da autossustentabilidade. Fazem parte do ADN do Grupo Omatapalo, os princípios de sustentabilidade em estradas, hospitais, centrais fotovoltaicas, aproveitamento hidroeléctrico, estações de tratamento de águas, habitações, complexos desportivos e etc. o Grupo cria infra-estruturas e obras de engenharia inovadoras para o desenvolvimento, promove práticas sustentáveis junto das comunidades, e contribuí para a construção de um futuro mais ecológico para todos.

Como destaque de obras de engenharia sustentável desenvolvidas pela Omatapalo tenho a mencionar o mais recente Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardial Dom Alexandre do Nascimento, uma infraestrutura que no seu passado atendeu a milhares de pessoas, hoje o seu volume de utente cresceu e no futuro continuará a servindo as necessidades das gerações vindouras. As centrais fotovoltaicas e Hidroeléctrica em desenvolvimento, vão proporcionar um impacto directo e positivo ao meio ambiente, contribuindo no aumento de energia limpa a matriz nacional e fazendo com que mais pessoas tenham acesso a electricidade mais barata e limpa.

Neste dia, felicito todos os profissionais dedicados deste segmento. Seja na construção de pontes que unem comunidades, no desenvolvimento de tecnologias inovadoras ou na procura por soluções sustentáveis. O trabalho dos engenheiros é fundamental para impulsionar o progresso e melhorar a qualidade de vida de todos, que este seja um dia de celebração das conquistas, de reconhecimento pela dedicação incansável destes profissionais e que sirva de inspiração às futuras gerações para seguirem este fascinante caminho da Engenharia.

Parabéns aos engenheiros pelo seu compromisso e excelência!

Hermes Calongo

Engenheiro Electromecânico

4 Março 2024