UMA MULHER NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Partilhar

Chamo-me Solange Fernandes dos Santos Gonçalves, sou engenheira de refinação de petróleos e segurança ocupacional. A minha paixão pela segurança surgiu em 2015, quando comecei a gostar de garantir a qualidade e segurança dos processos. O meu percurso foi marcado em diferentes sectores (construção, refinaria, indústria (Vidro, automóvel, papel), termoeléctrica, energias renováveis e logística, sempre ligada ao QSA (Qualidade Segurança e Ambiente), o que me permitiu ganhar experiência e conhecimentos em diferentes ramos.

Estou, desde Julho de 2022, a trabalhar em Angola, na Omatapalo empresa que me deu oportunidade para mostrar as minhas competências, habilidades e profissionalismo sem estereótipos.

Há muito que a construção é vista como uma área dominada pelos homens, o que criar barreiras à entrada e dificulta a progressão na carreira das mulheres no sector, mas na Omatapalo somos consideradas as “rainhas” da construção.

Existem muitos desafios, mas temos o privilégio de estar numa empresa que incentiva à cultura da entreajuda, promovendo a diversidade, a equidade e a inclusão no ambiente laboral. São também implementas políticas e prácticas para evitar a discriminação, oportunidades de formação e orientação.  

Sinto-me feliz e realizada pois lidero uma equipa com 40 técnicos e auxiliares de QSA e tenho dado contributos significativos neste domínio, sinto que a minha liderança é notável e diferenciada. Ainda tenho um longo caminho a percorrer e muitos objectivos para alcançar, perante os desafios e oportunidades que a Omatapalo vai lançando. Como o nosso lema diz ‘Fazemos acontecer’, é mostrar que podemos progredir nas execuções e evoluir a cada momento. Pretendo mostrar, cada vez mais, que ao trabalhamos em conjunto somos mais fortes, capazes de dar “passos gigantes” e alcançar as nossas metas.

 A todas as Guerreiras, desejo, um Feliz Dia Internacional da Mulher.

 

Solange dos Santos

Engenheira de Refinação de Petróleos e Segurança Ocupacional

7 Março 2024