OMATAPALO PARTICIPA NA 2ª EDIÇÃO DO “INTERNATIONAL AFRICAN ENERGY, OIL AND GAS SUMMIT”

Partilhar

No passado dia 1 de Dezembro de 2023, a OMATAPALO participou na 2ª edição do “International African Energy, Oil and Gas Summit”, promovido pela African Peace Magazine UK, realizado no Hotel Intercontinental Miramar, em Luanda.

A contribuição da OMATAPALO foi evidenciada durante o painel dedicado às energias renováveis, cujo tema central foi “Energia, Petróleo e Gás em África: A Necessidade de Adopção das Energias Renováveis”.

Na intervenção de Hermes Calongo, Engenheiro de Produção de Energias Renováveis da OMATAPALO, este abordou a temática das energias renováveis, com especial incidência na energia solar, projecto que integra e que está a ser implementado nas províncias de Malanje e Luanda-Catete, e outros no sul do país, nomeadamente Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango.

Reforçou ainda, que “a transição para fontes de energia renovável em África não é apenas uma resposta à necessidade ambiental urgente, mas também uma oportunidade ímpar para impulsionar o desenvolvimento sustentável. Este processo além de melhorar o acesso à energia, visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa.”

No firme compromisso da OMATAPALO com as energias renováveis, destacamos a estreita colaboração com o Governo de Angola no desenvolvimento de projectos de grande envergadura.  Actualmente em curso: o parque solar de Laúca, na província de Malanje, com uma capacidade de 400MW, o parque solar, em Catete, na província de Luanda, com uma capacidade de geração de 104 MW. Ambos serão integrados à rede nacional.

Os projectos solares e de água nas quatro províncias do sul de Angola, também se encontram em fase de desenvolvimento.

1 Dezembro 2023