Dia Mundial da Malária

Partilhar

No Dia Mundial da Malária, é momento de reflectir sobre os desafios e os progressos na luta contra uma das doenças mais antigas e mortais que afectam o mundo, especialmente em Angola. A Omatapalo, como líder em um dos sectores primordiais para o desenvolvimento do país e um pilar na comunidade angolana, reconhece sua responsabilidade em contribuir para a saúde e o bem-estar de todos.

A malária, doença causada pela picada de mosquitos infectados, continua a ser uma ameaça significativa à saúde pública, afectando de forma desproporcional as regiões e populações mais vulneráveis. Consciente dessa realidade, a OMATAPALO integra medidas de prevenção e educação sobre a malária na sua estratégia de saúde e segurança no trabalho, visando proteger não apenas os trabalhadores, mas também as comunidades locais.

Acreditamos firmemente que a promoção da saúde e a prevenção da doença são fundamentais para reduzir os casos de malária. Por isso, promovemos acções de formação destinadas a informar e capacitar os nossos trabalhadores sobre como prevenir a malária, reconhecer seus sintomas e procurar cuidados de saúde. Essas iniciativas são acompanhadas por esforços para criar ambientes de trabalho saudáveis, garantir acesso aos cuidados de saúde e tornar as comunidades livres da ameaça de mosquitos, por meio de práticas adequadas de saneamento, fumigação e uso de redes mosquiteiras.

Devemos ter em mente que o combate à malária requer uma acção colectiva, por isso convidamos todos, neste dia, a renovar seu compromisso na luta contra esta doença. Cada um de nós tem um papel a desempenhar na prevenção, seja adoptando medidas de protecção individual, participando de programas de educação ou apoiando as comunidades mais afectadas.

A OMATAPALO, como construtora do futuro de Angola, reafirma seu compromisso em integrar a luta contra a malária nas suas operações e responsabilidade social, com o objectivo de edificar uma sociedade mais saudável, justa e sustentável.

 

Por: Departamento de Qualidade, Saúde,  Segurança e Ambiente (QSSA).

 

25 Abril 2024