Omatapalo no 2º Fórum Diálogo Ciência e Sociedade

Partilhar

Representada pelo Engenheiro de Produção de Energias Renováveis, Hermes Calongo, a Omatapalo participou, de 5 a 7 de Maio de 2024, no 2º Fórum Diálogo Ciência e Sociedade, promovido pelo Programa de Apoio ao Ensino Superior – UNI.AO, ISCED Huíla, Universidade Mandume Ya Ndemufayo e Instituo Superior Politécnico Tundavala, cujo tema central foi a Transição Energética.

Durante o evento, a empresa focou-se no subtema “Integração de Energia Sustentável e Inovação Tecnológica no Desenvolvimento Rural: Desafios e Estratégias para a Adopção de Práticas Sustentáveis e Inclusivas.”

Inicialmente, foi feito um enquadramento das actividades da Omatapalo no segmento das energias renováveis e destacados os principais projectos a serem desenvolvidos para a consolidação, diversificação e transição energética em Angola, nomeadamente os projectos solares de Luanda e Malanje. Foi sublinhado o conjunto de projectos fotovoltaicos de impacto directo nas comunidades rurais do Sul de Angola, nas províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango.

Estas acções destacam-se pelo factor inclusivo, integrando a tecnologia mini-grid, off-grid, SHS (Solar Home System), SCS (Solar Cabin System) e abastecimento de água para a população humana e animal, permitindo que as comunidades rurais se desenvolvam de maneira sustentável.

Os projectos de electrificação adoptam boas práticas de geração de energia eléctrica, de fonte renovável, redução de emissões de gases de efeito de estufa, aumento da taxa de electrificação rural e nacional, evitando o fenómeno de refugiados climáticos e/ou energéticos.

Neste fórum, foi considerado que a Omatapalo está comprometida e alinhada com os desafios globais das alterações climáticas e mitigação de risco, bem como com a estratégia local do Governo da República de Angola, na electrificação rural através de projectos de energia solar fotovoltaica.

Estes esforços não só promovem a sustentabilidade ambiental, mas também proporcionam benefícios socioeconómicos significativos para as comunidades rurais abrangidas pelos projectos.

A abordagem integrada da empresa para impulsionar a transição energética em Angola combina o desenvolvimento de infra-estruturas locais e sustentáveis, parcerias estratégicas, capacitação e superação de desafios, servindo como um modelo exemplar para a transição energética em contextos rurais.

Hermes Calongo, sublinhou durante a sua intervenção que “a electricidade figura como um elemento essencial para o bem-estar das comunidades actuais”.

No 2º Fórum de Diálogo Ciência e Sociedade, estudantes e docentes receberam importantes subsídios durante as actividades da feira tecnológica e nas visitas aos parques tecnológicos fotovoltaicos. Iniciativas da Omatapalo tiveram como objectivo esclarecer questões relacionadas com as energias renováveis e, sobretudo, a tecnologia fotovoltaica, proporcionando aos participantes um entendimento mais profundo sobre o funcionamento das soluções energéticas e a sua contribuição para a geração de energia e mitigação das mudanças climáticas.

 

 

10 Junho 2024