Há sensivelmente doze anos, iniciava-se uma longa jornada que mudaria completamente a vida de Hermenegildo Manuel, na qual a “construção” de um novo eu se impunha, diante da necessidade de contribuir positivamente para a evolução daquela que, hoje, é uma das maiores e melhores empresas do sector da construção civil.
Sobre Hermenegildo Manuel, pouco ou nada se sabe. No entanto, trata-se da mesma pessoa a quem nos referimos como Gildo Sicato — parcialmente duas figuras distintas, mas com um objectivo comum: Fazer Acontecer.
Formado em Ciências da Computação pelo Instituto Superior Politécnico da Huíla, teve, desde muito cedo, o privilégio de acompanhar de perto a história da grande família Omatapalo.
Oportunidades criam-se
Em 2012, no âmbito de uma parceria entre a empresa Omatapalo e o Instituto Médio Politécnico da Humpata, entre cerca de sessenta (60) estudantes do curso de Técnico de Informática, apenas dois — Hamilton Nascimento e Hermenegildo Manuel — foram seleccionados para integrar o programa de estágio, em reconhecimento pela dedicação e resiliência exemplar que demonstraram.
Resiliência
Tal como a construção de uma estrada obedece a vários processos até se chegar ao revestimento asfáltico — que, por sinal, é a última camada — também a caminhada de Hermenegildo foi feita de etapas superadas com esforço e perseverança. Ao longo do seu percurso, aprendeu que, com dedicação, responsabilidade, compromisso e sacrifício, é possível alcançar grandes conquistas — não apenas no âmbito profissional, mas também pessoal. Para si, os contratempos são inevitáveis; o mais importante é manter o foco e respeitar o processo.
De estagiário a Responsável Técnico de Tecnologias de Informação, considera essa progressão uma conquista, uma oportunidade e, acima de tudo, um reconhecimento por parte da liderança da empresa. Assim como muitos dos seus colegas, assume com seriedade a missão que lhe foi confiada e mantém-se comprometido em contribuir com excelência para a concretização de projectos, tanto a nível nacional como internacional — pois, como acredita, os limites são, em essência, uma criação da mente.